sábado, julho 30, 2005

Cinema: Respirar debaixo d´água



Se nunca viram esta curta-metragem, aproveitem, já existe em dvd. Como sabem, grande parte foi filmada no nosso D. Duarte e em Santa Clara. Só por isso, merece ser vista.

A história é simples: anda à volta da questão “O que impede duas pessoas de estarem juntas? Uma pessoa a mais. O que impede uma pessoa de lutar por outra? Nada!”
Pedro vive na periferia, onde trabalha na oficina do seu pai. Diariamente desloca-se ao centro da cidade onde estuda e encontra o seu grupo de amigos que por alturas do Verão, desce até ao rio Mondego e aí passam as tardes, os tempos livres ou o tempo de aulas. Entre charros, passeios de mota e mergulhos, tudo parece correr bem neste grupo, até que Pedro e o Amigo começam a disputar a mesma rapariga. Pedro é lançado numa espiral descendente, onde tudo à sua volta se parece desmoronar. Como o íman atrai a limalha, parece Pedro atrair os problemas, desde a escola até à relação com os pais.É a história de Pedro, que de tanto lhe empurrarem a cabeça para baixo, aprendeu a respirar debaixo de água.

É assim que António Ferreira vê Coimbra? "Está ali um estilo de vida que reconheço, o deixar andar, estar à beira do rio e fumar um charro, o clima relaxado. Mas podia ser num sítio qualquer. O que me interessou foi filmar a forma como as pessoas se relacionam, e para isso é preciso tempo. Durante a rodagem, os planos começaram a crescer mais do que planeáramos (previsto para durar meia-hora, "Respirar..." acabou com 45 minutos). Senti necessidade de mostrar o mundo de Pedro, a vida dos jovens, as suas rotinas: vão sempre ao rio, sempre à tarde, e sempre no mesmo lugar. Como se fosse uma peça musical, com pedaços de instrumentalização mais forte e partes mais calmas. Coimbra, sufocante? Ultimamente tem-se mostrado uma cidade aborrecida. Tudo o que sai de fora das actividades da Associação Académica é asfixiado".

"Respirar (Debaixo d'Água)" é a mais promissora curta-metragem portuguesa de há muitos anos.


Site Counter Hit Counter