segunda-feira, setembro 26, 2005

Breve história da cola em Portugal



Em 1928, escreveu Fernando Pessoa a propósito da Coca-Cola: "Primeiro, estranha-se. Depois, entranha-se". Este era o "slogan" previsto para o lançamento da Coca-Cola em Portugal... o qual viria a ser interdito pelas autoridades, por, alegadamente, se tratar de um produto susceptível de criar habituação!
E, se a Coca-Cola apenas faria a sua entrada em Portugal em 1977 (!) - apesar de ser já comercializada nas então designadas províncias ultramarinas, antes do "25 de Abril" - existia já antes uma "cola", a "Spur Cola", da Canada Dry!
As origens da Canada Dry remontam a 1890, quando o farmacêutico John J. McLaughlin produziu uma "soda water" para mistura em sumos. A empresa seria criada em 1904, ano do nascimento do "Canada Dry Pale Dry Ginger Ale", o "Ginger Ale" que daria fama à marca.
A introdução da "cola" na gama de produtos ocorreria apenas em 1943.
A Canada Dry seria a primeira grande companhia a lançar as suas bebidas em latas (1953) e também a percursora das bebidas sem açúcar (1964).
Em Portugal, a Unicer produziu os produtos Spur Cola, Ginger Ale e Água Tónica.
A Spur Cola - com um sabor característico, a cola -, seria vítima da forte concorrência dos anos 80 entre a Coca-Cola e a Pepsi, que viria a consagrar a primeira como líder incontestado de mercado, acabando por desaparecer (?) dos escaparates.


Site Counter Hit Counter