sexta-feira, setembro 02, 2005

Trópico de Capricórnio




"Nunca ajudava ninguém com a esperança de que isso servisse para alguma coisa; ajudava porque não era capaz de proceder de outro modo. Querer mudar o estado das coisas parecia-me vão, inútil; estava convencido de que nada mudaria, a não ser que se verificasse uma mudança de intenções, e quem poderia modificar o coração dos homens? De vez em quando, um amigo convertia-se, o que me causava vómitos. Tinha tanta necessidade de Deus como Ele de mim, e costumava dizer para comigo que, se havia Deus, me encontraira com Ele calmamente e Lhe cuspiria na cara."

"Preparava-se tudo para amanhã, mas o amanhã nunca chegava. O presente era apenas uma ponte, e eles continuavam a gemer, como o mundo geme, e não há um idiota que se lembre de atirar a ponte pelos ares."

"Que é fanático? É uma pessoa que acredita apaixonadamente e actua desesperadamente de acordo com aquilo em que acredita. Passei a vida a acreditar em qualquer coisa e, consequentemente, a meter-me em trabalhos. Quanto mais palmadas me davam nas mãos, mais firmemente acreditava. Eu acreditava - e o resto do mundo não! Se fosse só uma questão de suportar castigos, uma pessoa poderia ir acreditando até ao fim. Mas o mundo é mais insidioso do que isso. Em vez de sermos castigados, somos minados, escavados, tiram-nos o chão debaixo dos pés."

"Os ensinamentos que recebemos tenderam apenas a obscurecer-nos a visão. A partir do dia em que fomos para a escola não aprendemos nada; pelo contrário, tornaram-nos obtusos, envolveram-nos num nevoeiro de palavras e abstracções."

"Não tinha teoria absolutamente nenhuma, a não ser a de penetrar na própria essência das coisas e, à luz de cada nova revelação, viver a sua vida de tal modo que houvesse uma desarmonia mínima entre as verdades que lhe eram reveladas e a exemplificação dessas verdades pela acção."

"Mostrava-me a terrível inaptidão do mundo quando posto cara a cara com a verdade, dava-me consciência da estupidez dos laços de sangue e do amor que não é espiritualmente inspirado."

"Se tivesse a possibilidade de ser Deus, recusá-la-ia. Se tivesse a possibilidade de ser uma estrela, recusá-la-ia. A oportunidade mais maravilhosa que a vida oferece é a de ser humano."

"Quero impedir o máximo de homens possível de fingirem que têm de fazer isto ou aquilo porque precisam de ganhar a vida. Não é verdade. Pode-se morrer de fome - é muito melhor."

"Se fosse eu que governasse o barco, talvez as coisas não estivessem tão ordenadas, mas seriam com certeza mais alegres, com a breca!"


Site Counter Hit Counter