sexta-feira, setembro 02, 2005

"A resposta deve estar na tentativa"















O que é o amor? O que é a paixão? Estes dois filmes não têm qualquer pretensão em responder a nenhuma destas questões e, no entanto, penso que nunca nenhum outro filme esteve tão próximo de conseguir responder-lhes. "Before sunset" e "Before sunrise", obviamente interligados, são ao mesmo tempo distintos, não só por terem sido realizados com 9 anos de distância, mas também por serem um mais doce e o outro mais amargo. O primeiro, relata as ilusões, a aventura e a esperança de dois jovens que se encontraram em Viena e que acreditam poder conquistar o mundo. O outro, é já mais melancólico, desiludido. Jesse e Celine sentem agora o peso do mundo sobre as suas "costas", não são já tão entusiastas e percebem que poderão ter deixado escapar o que realmente importa na vida: um sentimento forte, auto-suficiente e transcendente, independentemente do nome que queiram dar-lhe.
"I really believe that if there's any kind of God, he wouldn't be in any one of us — not you, not me, but just this space in between. If there's some magic in this world, it must be in the attempt of understanding someone else, sharing something. Even if it's almost impossible to succeed, but who cares, the answer must be in the attempt". É esta a dúvida que paira no pensamento de ambos. Terão eles realmente alguma vez tentado? Terão desaproveitado a sua vida? Será tarde de mais para experimentarem essa sensação? Ser-lhes-á dada uma nova oportunidade ou isso é uma loucura, depois de ambos terem seguido outra vida junto de outras pessoas?
Serão as nossas decisões e a nossa vida, em certos momentos, irremediáveis?
Embora este tema tenha sido bastantes vezes abordado, nestes dois filmes não é tratado de uma forma "lamechas". Talvez o discurso fluido, a sensação de estarmos a presenciar a história de duas pessoas, esquecendo-nos de que são actores, e a própria estrutura narrativa, que se desenrola em tempo real, contribuam para isso.
E aquele final de sonho, em que Julie Delpy toca, acompanhada pela guitarra, "A waltz for a night", e nós mesmo nos sentimos ali, sentados, na sua frente...
Depois de verem estes filmes, cada um terá a sua opinião. Eles também não pretendem provar nada.


Site Counter Hit Counter