segunda-feira, abril 09, 2007

The portuguese way! Depois dos Descobrimentos, a globalização do crime!


Português pára Miami Beach com assalto a banco. Saiu de Fornos de Algodres, na Guarda, onde tem um matadouro, e aterrou nos EUA. Dias depois tentou roubar 20 mil dólares. Entrou num banco munido de um telemóvel e de uma mala. Quis gritar "isto é um assalto", mas como não falava inglês passou o telemóvel à empregada e alguém gritou do outro lado a dita frase. Por trás do golpe parece ter estado Allan Guedes Shariff, especialista em informática, tendo concluído o 12.º ano em Mangualde.
Como se já não bastasse a mais que evidente fisionomia tuga, este excelso senhor proferiu ainda as seguintes palavras:
«Sua cabra estúpida, ainda não percebeste que isto é um assalto? Não percebeste isso no primeiro telefonema? Estou a ver tudo o que fazes. O tipo que está aí contigo recebe ordens minhas e não tuas. Percebes?». A nítida dominância do macho latino, principalmente quando se dirige a mulheres (o equivalente ao "bitch be cool" de Samuel L. Jackson, em Pulp Fiction).
Deve ter sido complicado para as autoridades norte-americanas recorrer a uma chave dicotómica e classificá-lo como espécie-muito-semelhante-a-Manuel-Subtil-com-habitat-nesse-microclima-chamado-Portugal.
Acho que este tipo passou do assalto a bombas de gasolina na região da Guarda para assaltos a bancos nos E.U.A. num curto espaço de tempo. É o que dá ser representado no mundo do crime por empresários como o Jorge Mendes: arrisca-se a dar um passo maior do que as pernas como o do Simão quando foi para o Barcelona.
Se em casa deste senhor encontrarem dvd´s pirata de Sopranos, Pulp fiction, French Connection, Snatch, entre outros, é motivo mais do que suficiente para incriminar este ser de bigode farfalhudo, podendo ser trancado em Guantanamo, sem qualquer necessidade de efectuar-se um julgamento prévio.
A brincar, a brincar, o Bush ainda se lembra de mandar bombardear Torre de Tavares e Casal Vasco e José Sócrates dá ordem para usarem a base das Lajes...
Agora só espero que os irmãos Cohen se inspirem nisto para o seu próximo argumento. É o cruzamento perfeito entre "Fargo" e "O Grande Lebowski". O "dude" português ainda triunfará numa noite de óscares em Hollywood.




Site Counter Hit Counter