sexta-feira, junho 22, 2007

10 gajas boas no elenco de uma série portuguesa. Ainda há esperança?

A série Jornalistas, agora em reposição na SIC Mulher, é bem capaz de ter sido a “sitcom” portuguesa com mais gajas boas reunidas num mesmo elenco. Depois de gorada a hipótese com a série Os melhores anos, que girava em torno da vida de um grupo de alunos de uma escola secundária e que prometia ser o nosso Beverly Hills 90210, mas que apenas se saldou numa Alexandra Lencastre no papel de professora de português (nem sequer de Educação Física). De salientar também a série Riscos; Confesso que a segui com alguma regularidade, talvez por me ter apanhado no início da adolescência. Reconheço agora, a anos de distância, que aquilo também não tinha assim tantas gajas daquelas apelativas e alguns episódios pareciam anúncios televisivos com pretensões lorpas do género fumar mata, usa o preservativo, não sejas alcoviteiro, nem o cromo da turma e se tiveres uma prancha de surf, um jipe ou de preferância um citroen dois cavalos mandas grande cenário se deixares o carro estacionado em frente ao portão da escola com a prancha lá dentro (mesmo que andes no secundário e provavelmente nem tenhas 18 anos).
Mais recentemente fomos finalmente brindados com a série juvenil Morangos com açúcar – férias de Verão. Mas esta já me apanhou fora da idade de me babar em frente à televisão.
No entanto, espero que as próximas gerações cresçam mais felizes. Mas quer parecer-me que não será bem assim. Em vez de simplesmente se babarem em frente à tv com tamanho desfile de gajas boas e, vá lá, no máximo dos máximos, comprarem a revista Bravo porque trás a Mariana Monteiro (a Bia-mamas-boas) nas páginas centrais, tentam imitar o estilo e o gesto dos personagens.


Site Counter Hit Counter