quinta-feira, setembro 14, 2006

Explosão ouviu-se a 3 km!

Ainda há pouco, no noticiário da SIC, apresentado pela mulher do Francisco Penim, o director do canal (eu sei estas merdas porque leio sempre a coluna social da revista do expresso), ouvi a notícia de que tinha explodido uma casa em Ponte de Lima. Até aqui tudo bem. Merdas destas acontecem. O que me deixou completamente estupefacto foi o que o repórter disse de seguida: "a explosão ouviu-se a 3 km".
A 3km! Fantástico! Como é que um jornalista chega a uma conclusão destas? Será que bateu toda a zona, num raio de 3km, inquirindo toda a gente que ia encontrando? Será que foi a povoações que distam 3km e 100 metros do epicentro da explosão e aí todos os habitantes lhe responderam "Não, aqui não se ouviu nenhuma explosão. Mas isto é pa que canal, pa eu avisar os meus primos do Luxemburgo?" Ou será que sou eu que, porventura, desconheço um axioma fundamental da física que se enuncia do seguinte modo: "quando um bico de um fogão é deixado ligado, em sistema fechado, emitindo gás, e passadas 5 horas se acende um fósforo quinas para fazer o café da manhã, o resultado é uma explosão que se ouve a 3km de distância, nem mais, nem menos"?


Site Counter Hit Counter