quinta-feira, janeiro 31, 2008

Em Defesa da ASAE

Nos ultimos tempos muito se tem dito e escrito contra a ASAE, ora na minha opinião, estas criticas têm sido no minimo injustas.
Acho estranho, quando finalmente existe em Portugal um departamento policial que até cumpre as missões que lhe estão atribuidas, este departamento seja tão duramente criticado e crucificado! Alguns obviamente preferiam que as normas não fossem cumpridas e que continuasse o deixa andar que tão bem caracteriza este País.
É preciso que se entenda que não é a ASAE que estabelece as politicas, estas são criadas pelo governo, pelo parlamento e principalmente pela União Europeia, o papel da ASAE no meio disto tudo é simplesmente o de verificar quem cumpre as normas...!
Claro que é giro mandar piadas acerca disto, mas a verdade é que nós enquanto cidadãos temos todo o interesse em que a ASAE funcione adequadamente visto que são eles os responsaveis por verificarem se os produtos que consumimos estão ou não de acordo com as exigencias minimas de higiene e segurança.
Se há restaurantes a servirem produtos fora do prazo de validade, se há cozinhas onde não é obrigatorio os funcionarios lavarem as mãos depois de se coçarem por tudo quanto e lado,etc, os unicos não interessados em que estas situações não sejam controladas são os proprios donos dos serviços que não cumprem as normas....
Alguns até chegam a dizer que eles exageram na formação paramilitar que dão a alguns elementos (não são todos!), ora qual é o exagero?! Não há lojas para serem verificadas nos bairros sociais? Bairros esses onde a violencia urbana é diaria... Não têm eles de ir a feiras cheias de gente onde qualquer uma delas pode facilmente puxar de uma arma para não ver os seus artigos confiscados?! Será melhor não lhes dar a formação adequada e esperar até um ou dois agentes serem alvejados para depois sim criticar a ASAE por não lhes ter dado formaçao adequada ao trabalho em terrenos perigosos...?
Ganhem juizo!

P.S. - Vou por isto no curriculo quando me candidatar para agente da ASAE...


Site Counter Hit Counter